domingo, 20 de julho de 2008

Município fluminense inaugura serviço de ecotáxis para incentivar transporte alternativo

O município de Volta Redonda, localizado na região do Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro, comemorou nesta quinta-feira (17) seus 54 anos com o lançamento do programa Pedala VR. O projeto faz parte de um programa mais amplo, o Rio-Estado da Bicicleta, da Secretaria estadual de Transportes. Durante a solenidade, a prefeitura também inaugurou o serviço de ecotáxis, que será realizado com triciclos.

A idéia do governo é estender o programa, que incentiva o uso de meios de transporte não poluentes para deslocamento da população, como a bicicleta, aos demais municípios fluminenses, revelou à Agência Brasil o secretário Júlio Lopes. “Essa parceria com Volta Redonda é o que nós queremos fazer com o estado inteiro, que é implantar alternativas modais de veículos não motorizados para melhorar a qualidade da mobilidade das pessoas”.

O projeto contou com recursos de R$ 3,7 milhões do Ministério das Cidades. Os recursos estão sendo aplicados na instalação do sistema cicloviário de Volta Redonda, que abrange 35 quilômetros de ciclovias e faixas cicloviárias, além de bicicletários em toda a cidade. Outras localidades já estão seguindo o exemplo de Volta Redonda e se preparam para a contratação do planejamento no programa Rio-Estado da Bicicleta. É o caso de Resende, Angra dos Reis, Vassouras e Niterói, por exemplo, citou Júlio Lopes.

A prefeitura de Volta Redonda aproveitou a solenidade, da qual também participou o ministro das Cidades, Márcio Fortes, para inaugurar o serviço de ecotáxis. Trata-se de triciclos usados para transporte público em 29 cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia, que passarão agora a constituir uma atração adicional naquele município.

Júlio Lopes salientou que os triciclos são uma alternativa saudável de locomoção, porque não poluem o meio ambiente. Ele acredita que a idéia poderá ser estendida a todo o Rio de Janeiro. “Nossa idéia é levar esse tipo de mobilidade não motorizada para o estado inteiro. Para as 92 cidades (fluminenses)”.

A viabilização dessa meta vai depender, segundo Lopes, da agilidade dos prefeitos. Após o período eleitoral, ele disse que o processo será retomado. “Já tem vários prefeitos na fila aguardando recursos do Ministério das Cidades para fazer os sistemas”, declarou o secretário. (Fonte: Alana Gandra/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: