segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

OBAMA PRÓ-REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES

Barack Obama escolheu o professor John Holdren como assistente para ciência e tecnologia, na Casa Branca.

Obama terá professor pró-redução imediata de emissão de gases como conselheiro

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado, por meio de um pronunciamento gravado e publicado no site da sua equipe de transição, que o professor John Holdren, da Universidade Harvard e do Instituto de Pesquisas de Woods Hole, será seu assistente para ciência e tecnologia, na Casa Branca.

Em janeiro passado, ainda como chefe do Conselho da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), Holdren concedeu entrevista à Folha na qual defendeu que os Estados Unidos devem "começar a baixar a curva de emissões imediatamente". Holdren diz crer que "a maioria dos americanos entende que é essencial para os EUA serem líderes em redução de emissões, não um retardatário como este país tem sido até agora".

Na gestão Obama, Holdren ainda acumulará o cargo de diretor do Escritório da Casa Branca para Ciência e Tecnologia e de co-diretor do Conselho Presidencial para Ciência e Tecnologia.


Holdren diz crer que "a maioria dos americanos entende que é essencial para os EUA serem líderes em redução de emissões, não um retardatário como este país tem sido até agora"...

"Um físico renomado por seu trabalho em clima e energia, ele recebeu inúmeras homenagens e prêmios por sua contribuição e tem sido uma das mais empolgadas e persistentes vozes do nosso tempo sobre a ameaça das mudanças climáticas", afirmou Obama ao defender a sua indicação de Holdren.

No Conselho Presidencial para Ciência e Tecnologia trabalharão também Harold Varmus e Eric Lander. O primeiro ganhou prêmio Nobel por suas pesquisas sobre câncer e trabalhou como diretor do Instituto Nacional de Saúde durante o governo de Bill Clinton (1993-2001), o último presidente democrata; e Lander é conhecido por promover pesquisas de mapeamento do genoma humano no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e em Harvard.

"Está na hora de devolver a ciência ao topo das nossas prioridades e trabalhar para tornar os EUA, novamente, líder mundial em ciência e tecnologia", afirmou Obama. "Promover a ciência não é só dar recursos mas também proteger os questionamentos livres e abertos."

Obama indicou ainda a cientista ambiental e marinha Jane Lubchenco para administração da NOAA (Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA).

(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: