sexta-feira, 27 de junho de 2008

Roteiro de Ecoturismo no Sul da Bahia

Roteiro de Ecoturismo no Sul da Bahia: Sete Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e um Parque estadual

Há mais de 10 anos vários proprietários vêm implantando Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em terras no Sul da Bahia.
Hoje já são 35 com mais de 20 000 hectares protegidos na Mata Atlântica do Sul da Bahia, todos filiados à Associação de Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe.
Um grupo de sete desses proprietários de RPPN juntou seus esforços e junto com o Parque Estadual da Serra do Condurú criaram um Roteiro Ecoturístico e de Educação Ambiental. O grupo, sob liderança da associação de proprietários e da ONG local IESB (Instituto de Estudos Sócio Ambientais do Sul da Bahia), parceiros da Conservação Internacional, The Nature Conservancy, SOS Mata Atlântica, e outros, está desenvolvendo neste momento as ações necessárias para transformar suas áreas num interessante roteiro, onde visitantes do mundo inteiro possam passar até 10 dias, caminhando pela floresta tropical, observando pássaros e outros animais, estudando botânica, nadando em rios, lagoas e cachoeiras, experimentando a cultura e culinária local e contribuindo assim para a manutenção de valiosas remanescentes da Mata Atlântica.
Uma passarela na copa das árvores com 22 m de altura e uma plataforma suspensa de 32 m são somente os atrativos mais óbvios deste novo roteiro. Na realidade ele oferece um mergulho não só dentro “Da Floresta Tropical”, mas permite entender diferentes comunidades florestais em variadas condições climáticas e geográficas, começando da floresta estritamente costeira para ecossistemas montanhosos cobrindo todos os passos intermediários. Flora exuberante com mais de 450 espécies de árvores identificadas em um só hectare. Mamíferos peculiares endêmicos e outros vertebrados. Insetos da beleza mais impressionante e ainda mais de 200 espécies de pássaros.
As reservas:
1. Ecoparque de Una.
Esta é a reserva mais antiga com visitação. Implementada através de uma parceira entre Conservação Internacional e IESB, equipada com uma passarela na copa das árvores e com guias capacitados e experientes, Ecoparque de Una recebe até 5000 Visitantes por ano, mas tem capacidade para 10.000.

Em duas trilhas – uma leve para ecoturistas inexperientes, uma comprida para a “aventura de verdade” - em meio de 213 espécies de pássaros já identificadas, você pode encontrar o Mico-leão-da-cara-dourada, o Sagüi de Wied e até os raríssimos Macacos-guigós e Macacos-pregos-do-peito-amarelo. Mesmo que você possa não desejar um encontro com eles, está confirmada a presença tanto da suçuarana e onça-pintada, quanto três espécies de gatos selvagens menores na área.
2. RPPN Ararauna
Fazenda Ararauna é uma reserva particular implantada em uma fazenda de cacau orgânica. A família agricultora lhe guiará através de suas plantações e pela reserva particular nas margens do rio Aliança. Você pode aprender também sobre o manejo orgânico de cacau e sobre as perspectivas interessantes do trabalho cooperativo para a comercialização de produtos agrícolas de forma justa.
3. RPPN Mãe da Mata
A RPPN Mãe da Mata faz parte tanto do corredor central da Mata Atlântica, quanto do antigo engenho de Sant’Anna do início do século 16. As terras da Mãe da Mata pertenceram a Mem de Sá, Terceiro Governador Geral do Brasil, iniciando-se o passeio com informações importantes sobre a nossa História. A maravilhosa árvore Gindiba, batizada como “mãe da mata” pelos alunos da escola local pode ser visitada numa belíssima trilha de mata com uma mistura genuína entre floresta primária e ares de regeneração em diferentes estágios, seguido por plantações orgânicas de cacau.. A caminhada inclui além da mata, observação de pássaros, observação de Jacarés do Papo Amarelo Nativos,um passeio-aula na “floresta de chocolate”, terminando no alambique do vizinho, onde pode-se degustar uma cachaça orgânica fina, envelhecida em tonéis de madeira, bem como aprender muito sobre o processo de fabricação do biocombustivel álcool. Uma enorme variedade de frutas da própria fazenda (orgânica),com cores variadas, forma uma mesa com esse exuberante lanche durante a caminhada: Cacau, mamão, coco, banana, jaca, laranja, cupuaçu, cajarana, e muito mais – inclusive algumas frutas que com certeza você nunca deve ter experimentado.

4. RPPN Arte Verde
Localizada no limite entre a floresta tropical e o manguezal estuarino de Ilhéus, na fazenda Arte Verde você vai encontrar trilhas interativas pela mata, que levam você a um entendimento direto da relação delicada entre cultura, história e conservação da natureza. Arte Verde também possui um atrativo muito especial: Uma trilha para a visitação por cegos ou para a visitação com olhos vendados, uma experiência muito especial na natureza; além disso possui ainda equipamentos para arvorismo, com a prática de rapel no dossel das centenárias àrvores da floresta.
5. RPPN Pedra do Sabiá
Localizada na região da Área de Proteção Ambiental (APA) entre Ilhéus e Itacaré, esta reserva particular desenvolve um programa forte para educação e educação ambiental com a comunidade local, mantendo uma escola comunitária própria com fundos da ONG Rosa dos Ventos. Pedra do Sabiá também é vizinha direta do parque estadual da Serra do Conduru, contribuindo assim consideravelmente para o aumento da extensão de áreas sob proteção integral. O visitante pode combinar a experiência de uma caminhada pela floresta tropical com uma visão única do trabalho de educação comunitária com iniciativa particular.
6. RPPN Serra do Teimoso
Esta é a mais antiga das RPPN da região. Foi primeira a ser reconhecida na região, no ano de 1996. O nome “Serra do Teimoso” se refere à teimosia e insistência da família proprietária, descendentes de uma família antiga de tradição cacaueira, em permanecer nessas terras onde também viviam os aguerridos e temidos índios Aimorés ou Botocudos. Antes mesmo da invenção das RPPN, já haviam registrado um refúgio de vida silvestre na sua propriedade. Com hoje quase quarenta acomodações simples no sopé de uma serra coberta por florestas, esta antiga plantação de cacau oferece uma estadia de vários dias, com caminhada pela mata, observação de macacos de madrugada, aventuras de rapel na plataforma de 32 metros e uma piscina de água mineral com sauna adjacente. A vegetação, fauna e flora são distintos nesta área, em transição entre as florestas mais baixas e florestas das alturas, com numerosas espécies endêmicas, incluindo o impressionante Pau-brasil. Destaca-se ainda a culinária própria e deliciosa, com iguarias de sabor impar.
7. Parque Estadual Serra do Conduru
Localizado nas montanhas de Serra Grande entre Ilhéus e Itacaré, este jovem parque estadual é a peça central da APA que se estende desde os limites urbanos da cidade de Ilhéus até o sul de Itacaré. Administrado em cooperação entre a ONG local Floresta Viva e o IBAMA e rodeado por reservas particulares, representa a área principal de uma região de Mata Atlântica que se estende por cerca de 11.000 hectares.

As sete RPPN e o parque estadual estão atualmente iniciando um projeto para a consolidação dos oito produtos como roteiro de ecoturismo.. Cada RPPN está investindo na sua estrutura interna, além de estabelecerem parcerias com o Sistema Hoteleiro e de Pousadas da região, operadoras locais, nacionais e internacionais e a divulgação do roteiro através dos diversos veículos de comunicação.
A região oferece condições ideais com todas as reservas localizadas suficientemente próximas à infraestrutura logística, e o ecoturista no Sul da Bahia tem a possibilidade de incluir atividades alternativas na sua estadia, tais como banho de praia, banho de rio, passeios de barco pelo mangue, degustação de frutas e iguarias locais variadas e visitas à sítios históricos da colonização e da época aúrea cacau. O Roteiro Ecoturístico do Sul da Bahia é um exemplo perfeito de iniciativa privada que fortalece o desenvolvimento sustentável, com o Turismo de Inclusão Social, Turismo Rural, Turismo Científico, Turismo Ecológico, baseado na conservação de um dos ecosistemas mais importantes do Planeta Terra.

Um comentário:

Dani disse...

Está a procura de hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
É só clicar!!! Confiram!!