segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RPPN MÃE DA MATA PROMOVE O TURISMO PEDAGÓGICO EM ILHÉUS

A Mãe da Mata -RPPN está situada nas históricas terras do Engenho de Sant'Anna , as quais pertenceram a Mem de Sá, Terceiro Governador Geral do Brasil, tendo sido doadas ao mesmo em 1537, pelo Donatário da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge Figueiredo Correia.

Distando apenas 15km do centro de Ilhéus, a Reserva com sua imensa Biodiversidade é um local ideal para aulas de Educação Ambiental , Administração, História do Brasil, Ecologia, Hidrologia, Geografia, Agronomia, Economia, Contabilidade Ambiental, Biologia, Farmacobotânica, Botânica, Zoologia, Desenvolvimento Ambiental, Saúde Ambiental, Turismo Ecológico, reflexão, relaxamento, meditação e descanso.

Com uma Agricultura orgânica certificada e diversificada, em outra área da propriedade, os alunos, professores e visitantes, conhecerão os cultivos de cacau, cupuaçu, pupunha, açaí, banana, etc, em sistemas Agro Florestais e também uma indústria de álcool bio combustível.

"A nossa intenção é proporcionar às escolas um espaço onde os alunos constatem, comparem, avaliem, valorem, decidam, intervenham e principalmente, aventurem-se, tornando-se presenças conscientes e transformadoras no mundo", afirma Ronaldo Santana, gestor da RPPN e vice-presidente da Câmara do Turismo da Costa do Cacau.

A fauna - animais terrestres e aves - é também preservada e muito diversificada, com algumas espécies em extinção sendo estudadas por importantes Universidades Brasileiras como USP e UESC. A flora - com matas primárias e árvores centenárias, é também preservada e muito diversificada, com algumas espécies em extinção sendo estudadas por pesquisadores de renome em convênio com a UESC/CEPLAC/JARDIM BOTÂNICO DE NOVA YORK.
Vale fazer uma visita a este maravilhoso cenário pedagógico.
Informações e visitas: 73 3231 5563/ 8106 6068
E-mail: cooperbomturismo@hotmail.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ilhéus faz reciclagem do lixo rural

O reaproveitamento dos recursos materiais já existentes e a utilização da mão-de-obra local foram fundamentais para o sucesso do projeto de reciclagem implantado pela Prefeitura de Ilhéus desde o ano passado.
A iniciativa beneficia as comunidades de Inema e Pimenteira, na zona rural. Além de dar solução final adequada aos resíduos sólidos, o projeto vem mudando a realidade dos moradores, gerando emprego e renda para a população.
Com a necessidade de atender à crescente demanda de produção de lixo na zona rural, a secretaria municipal de Governo e Assuntos Estratégicos propôs a criação de um projeto que solucionasse o recolhimento e a destinação final do lixo.
Com a utilização de recursos já existentes no local, recrutamento de pessoas da própria comunidade, a prefeitura em parceria com o empresário Marcos Lucato iniciou o projeto-piloto de reciclagem no distrito de Inema.
O projeto vem mudando a rotina da coleta de lixo no distrito, que passou a ser feita duas vezes ao dia. No local foi construído um galpão, que serve de abrigo para os resíduos recolhidos e selecionados, além de valas para aterrar os rejeitos.
A cada coleta é feita triagem dos dejetos, inclusive do material orgânico, que vai servir na preparação de adubo. A cada coleta, tudo que pode ser reaproveitado segue para o galpão.
“Com o distrito limpo, a saúde da população local também é beneficiada já que diminui os possíveis reservatórios de mosquito da dengue, por exemplo, entre outros criatórios para outros animais nocivos”, afirmou Lucato.